Hoje ninguém mais usa diskettes. Com a queda do preço das memórias flash, o uso de pendrives se popularizou, e virou até brinde de empresas e cursos. Disputados a tapa, mesmo que tenha apenas 256 MB, nem sempre são bonitos ou práticos. Se você anda passando vergonha com aquele chaveiro que ganhou, é hora de seguir minhas dicas e dar uma tunada naquele seu flash drive feioso.

Era assim:

Memory Drive

E ficou assim:

Memory Drive

Veja como fazer, na continuação desse post.

Material
- pendrive fuleiro
- memory card de Playstation
- cola de silicone
- chave Philips
- estilete

Memory Drive

1. Desmonte o memory card (calma, é por uma boa causa).

Memory Drive

2. Desmonte o pendrive. Pode dar trabalho, dependendo do modelo. Se for ching ling, é só olhar torto que ele já desmonta.

Memory Drive

3. O que interessa é a placa de circuito.

Memory Drive

4. Recorte a entrada do memory card para abrigar o pendrive. Essa é parte fácil, uma das entradas tem a exata largura do plug USB. Só recortar uma secção da parede.

Memory Drive

5. Cole. A cola de silicone é indicada porque além de manter as partes fixadas, ela dá volume, garantindo que o drive não fique solto. Encha sem dó os espaços vazios, lembrando de deixar uma camada embaixo do circuito, assim como cobri-lo também. Apesar de aderir com firmeza, esse tipo de cola pode ser removido facilmente, sem agredir o plástico ou a placa e seus componentes. Se arrependeu? Não esquenta que tem volta.

Memory Drive

6. Encaixe, feche e parafuse. Deixe para remover a cola que vazar pelas frestas depois de secar. É mais fácil e divertido. Se for usar como chaveiro, faça um pequeno furo no canto inferior. Claro que é mais fácil furar antes de fechado e colado, mas com um pouco de paciência e a ferramenta certa, também dá certo. O silicone é leve e não endurece depois de seco.

Memory Drive

7. Pronto. Se o seu pendrive tem um LED, você ainda ganha um efeito com o logo do Playstation.

Memory Drive

Nota: esse tipo de cola tem cheiro forte e exala gases que agridem os olhos. Recomendo cautela na aplicação e uso de óculos de proteção. Evite proximidade com chamas. O cheiro some depois de uma semana. A oxidação superficial que vai acontecer na ponta do pendrive também é por conta desses gases.

Idéia, fotos e projeto são todos de minha autoria.